top of page
Buscar

INFECTO-2015 - destaques do congresso brasileiro de infectologia

  • Dra. Carmelinda Lobato de Souza
  • 2 de set. de 2015
  • 2 min de leitura

CONGRESSO BRASILEIRO DE INFECTOLOGIA - GRAMADO - 2015

O INFECTO-2015 que aconteceu na linda cidade de Gramado-RS, no período de 26/8/15 a 29/8/2015 foi um verdadeiro sucesso! O evento ocorreu com toda pompa e circunstância, tendo sua abertura oficial no PALÁCIO DOS FESTIVAIS, local que também sedia o famoso festival de cinema de Gramado. Mais de 2.000 profissionais de saúde participaram do evento, com destaque para médicos infectologistas brasileiros e de outras nacionalidades. A programação científica destacou: MEDICINA DE VIAGEM, HEPATITE C, HIV E AIDS, BACTÉRIAS RESISTENTES, dentre outros.

- MEDICINA DE VIAGEM - enfatizou a importância da consulta pré-viagem para todos, com a necessidade de se preparar melhor para possíveis intercorrências, com destaque, é claro, para as doenças infecciosas. Atentar para vacinas. Foi reforçado pelos membros da sociedade brasileira de imunizações e vacinas (SBIV) sobre os diversos protocolos de vacina existente do Brasil, com destaque para os calendários vacinais dos adultos e viajantes. O médico precisa conhecer estes documentos que estão disponíveis no site da SBIV.

VACINA DE SARAMPO PARA VIAJANTES: VACINAR SOMENTE QUEM NÃO ESTÁ IMUNIZADO. SE O INDIVÍDUO JÁ VACINOU EEM ALGUM MOMENTO DA VIDA, A IMUNIZAÇÃO JÁ EXISTE E NÃO PRECISA SER REPETIDA.

VACINA MENINGOCÓCICA - A VACINA QUE É DISPONÍVEL NA REDE PÚBLICA BRASILEIRA É A MENINGO C. PARA VIAJANTES QUE VÃO PARA EUROPA OU EUA, ATENTAR PARA OS OUTROS SOROTIPOS LÁ EXISTENTES. RECOMENDAR VACINA QUADRIVALENTE, DISPÓNÍVEL SOMENTE EM CLÍNICAS PARTICULARES.

VACINA PARA ENCEFALITE JAPONESA E ENCEFALITE POR CARRAPATO (EUROPA) - NÃO DISPONÍVEIS NO BRASIL.

- HEPATITE C - reforçado os novos protocolos de tratamento da hepatite C no Brasil, com uso dos novos e potentes DAA's: sofosbuvir, simeprevir e daclastavir. Previsão de início de uso no país ainda para este ano. O protocolo do ministério da saúde já se encontra disponível na internet.

- HIV E AIDS - excelentes apresentações contando com membros da OMS destacaram o perfil da epidemia no mundo, com destaque para a meta alcançada de 15 milhões de pessoas em tratamento de HIV no planeta. Discutido sobre os protocolos brasileiros e europeus, com enfoque nos diferentes esquemas utilizados. A Europa preferindo já uso de inibidos de intgrase como tratamento de primeira linha, ainda não possível no Brasil, que destaca a dose combinada de TNF/3TC/EFAVIRENZ, para também facilitar a adesão.

- BACTÉRIAS RESISTENTES - na conferência - VINHO COM ESPECIALISTA - INFECÇÕES EM IMPLANTES, enquanto apreciávamos um excelente vinho, participamos de uma discussão muito boa sobre infecções em órteses e próteses. Foi enfatizado a necessidade de avaliar a realização de swab nasal para pesquisa de germe MDR previamente em pacientes que serão submetidos à cirurgia eletiva para colocação de próteses de quadril e/ou joelho. Avaliar decolonização prévia com uso de antibiótico e banho com clorohexidine.


 
 
 

Comentários


Destaque
Tags
bottom of page